26 de jul. de 2014

Brasileirão

Campeonato Brasileiro de Futebol (conhecido popularmente como Brasileirão) é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil, disputado anualmente desde 1959.

Em dezembro de 2010, a CBF unificou a Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e as edições de 1967 a 1970 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao Campeonato Brasileiro propriamente dito, iniciado em 1971.

O campeonato teve vários formatos, incluindo fase eliminatória e pontos corridos. O primeiro campeão brasileiro foi o Bahia, sendo que antes da unificação, o primeiro campeão brasileiro com este nome foi o Atlético Mineiro, em 1971.

Uma das características históricas do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes.

Atualmente, cada temporada decorre entre maio e dezembro, tendo 38 rodadas com dez partidas cada, totalizando 380 partidas em toda a temporada.

A maioria dos jogos são disputados durante o período da tarde nos sábados e domingos e algumas vezes durante a noite no meio da semana.

Palmeiras e Santos são os dois times com maior número de títulos brasileiros, com 8 títulos para cada clube.

Os direitos de transmissão do campeonato na televisão aberta pertencem a Rede Globo e a Rede Bandeirantes; na televisão por assinatura, ao SporTV e a FOX Sports (apenas melhores momentos); e no sistema de pay-per-view, ao Premiere.

As 20 equipes se enfrentam em turno e returno e, ao fim das 38 rodadas, o time com o maior número de pontos fica com o título brasileiro, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série B.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias, 2) melhor saldo de gols, 3) mais gols pró, 4) confronto direto, 5) menos cartões vermelhos, 6) menos cartões amarelos, 7) sorteio.

Os quatro primeiros disputam a Libertadores 2015. Caso o campeão da Libertadores e/ou o campeão da Copa do Brasil estejam no G-4, a equipe seguinte garante vaga na competição continental.